Consórcio Intermunicipal de Saúde Amerios / 12ª R.S.

Histórico

O Consórcio Intermunicipal de Saúde CISA AMERIOS, foi fundado em 03 de dezembro de 1993, no Município de Umuarama,     região noroeste do Estado do Paraná.

Atualmente o CISA é constituído por 20 municípios, sendo eles: Alto Paraíso, Altônia, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cidade Gaúcha, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira e Xambrê.

A iniciativa consorciada entre os municípios foi a maneira encontrada para fazer frente a escassez serviços médicos especializados, necessários ao atendimento da população(passiveis de serem ofertados nos municípios), devido à dificuldade de recursos vivida pelas prefeituras. Somam-se as demandas de medicamentos, serviços médicos e hospitalares, para através da economia de escala conseguir diversidade, qualidade e amplitude dos serviços. Ações estas que vêm proporcionando grande satisfação dos munícipes e economia aos entes consorciados.

A finalidade do Consórcio é garantir a implantação de serviços públicos, tendo como função primordial, representar o conjunto dos municípios que o integram em assuntos de interesses comuns, perante quaisquer outras entidades, executar programas e medidas destinadas a promover a saúde dos habitantes da região e implantar serviços afins.

Assim, o CISA vem colaborar para a otimização da saúde na região, oferecendo melhor direcionamento dos serviços tendo como escopo, qualidade e resolutividade.