Consórcio Intermunicipal de Saúde Amerios / 12ª R.S.

Acessibilidade

Paciente centenário é homenageado com moda de viola no Cisa-Amerios

O lavrador aposentado, Pedro Romão de Oliveira completou 100 anos na última segunda-feira (9) e, na tarde desta quinta-feira (12) recebeu homenagens da equipe multidisciplinar de saúde do Ambulatório do Idoso Frágil, Hipertenso e Diabético do  Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, onde é paciente.
Seu Pedro é apaixonado por moda de viola e já foi violeiro dos bons nos tempos áureos e ficou emocionado com a homenagem, que teve como protagonistas os violeiros Fabiano e Renan e cantora e locutora Karina Esteves, da Radio Ilustrada FM. Eles tocaram modas antigas, do tempo do Seu Pedro e levaram alegria ao aniversariante e a toda a equipe do Cisa-Amerios. 
“Não tem como eu agradecer. É uma coisa que nunca vi na minha vida. Foi a primeira vez. Que Deus abençoe esse povo bom, esse povo humilde”, disse. 
“Não vi o tempo passar. O tempo passa e a gente não vê e isso é assim pra todo mundo. Quando a gente chega nessa idade é porque Deus consentiu chegar. Eu não sou melhor do que ninguém, mas nunca fiz coisas más, nunca fiz mal a ninguém e nunca tive uma rusga com ninguém. Pra mim, todo mundo é amigo”, disse o centenário sobre sua longevidade. 

Muito lúcido, seu Pedro curtiu cada momento da festa. É pai de oito filhos, uma pessoa alegre e divertida. Para os profissionais de saúde, amigos e familiares, ele é um verdadeiro exemplo de vida saudável.
“Ele tem uma ótima saúde e recebe acompanhamento de toda a equipe do Cisa, que não descuida de nada. Não tem nem quatro anos que ele parou de trabalhar e não foi por falta de força ou de vontade, mas por causa de um glaucoma, que lhe tirou quase toda a visão”, explica a filha Cleusa Maria de Oliveira, que acompanhava o pai. Segundo Cleusa, Seu Pedro adora música e um bom papo com a família e os amigos.

De acordo com a assistente social do Ambulatório do Idoso e Diretora de Saúde do Cisa-Amerios 12RS., Elizabeth de Souza Carvalho Gomes, ações de valorização do idoso são constantes no Consórcio.
“Realizamos um atendimento especial ao paciente idoso, hipertenso e diabético, que são considerados frágeis. Além do acompanhamento médico constante, com geriatra, cardiologista, nutricionista, fonoaudióloga, assistente social, enfermeira e psicóloga, procuramos proporcionar atividades de bem-estar, lazer e valorização. Seu Pedro é um paciente muito especial, pois além de seguir direitinho as recomendações da equipe de saúde, nos ensina muito com sua alegria, humidade e cordialidade”, disse. 
Para que Seu Pedro não esqueça nunca da homenagem, a equipe do Cisa-Amerios o presenteou com uma caixa de som portátil e um pendrive, com centenas de modas de viola gravadas. 

 

Fonte: Movimento Saúde