Consórcio Intermunicipal de Saúde Amerios / 12ª R.S.

Cisa-Amerios promove workshop gratuito sobre disfagia para enfermeiros e técnicos

Estão abertas as inscrições para o Workshop Intervenção da Equipe Multidisciplinar em Pacientes com Disfagia, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amerios- CISA-AMERIOS, que acontece na sexta-feira, 18 de maio. O curso é gratuito e podem participar enfermeiros e técnicos de enfermagem dos municípios consorciados.
As inscrições podem ser realizas através do fone/whats (44) 99967-21 ou (44) 3623-2728 das 7 às 11 horas, no Serviço de Fonoaudiologia do Cisa, com a Fga. Alexandra Lopes.


A participação de todos é muito importante. O workshop foi organizado tendo em vista o grade número de paciente com disfagia tratados no Cisa. 


“O paciente com disfagia orofaríngea tem dificuldades ou problemas para engolir. Ocorre frequentemente em pacientes com doenças neurológicas, como Parkinson, paralisia cerebral, doenças degenerativas ou que tiveram doenças ou traumas na região da boca ou garganta”, explica a fonoaudióloga do Cisa.
Segundo a Fga. Alexandra Lopes, quando os profissionais trabalham integrados, o tratamento deste paciente é mais efetivo. “Este encontro vai servir para trocar informações e unificar os protocolos de atendimento. Se não tratada corretamente, a disfagia pode resultar em desnutrição ou desidratação, comprometendo a saúde global do paciente”, destaca.

 

Confira a programação

   

09h00min- abertura

 

09h30 às 12h- Palestras

 

Fonoaudióloga – Alexandra Lopes Rino 
Enfermagem – Caroline Ferrari Fernandes
Nutricionista da Nutri Hospitalar de Umuarama – Michele Cordeiro 
Psicóloga – Cintia Daiane Schirmer Richert  

 

12h30- Almoço gratuito para todos os participantes

 

14h às 17h- Palestras 

 

Otorrino – Dr. Fernando Cesar Cardoso Maia Filho
Nutricionista da Nutri Hospitalar de Umuarama – Michele Cordeiro 
Clinico Geral – Dr. Silas Fernando Pessoa de Souza
Palestra com médico do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Nossa Senhora Aparecida, sob coordenação do Dr. Francisco Carlos Estevez Alvarez

 

FONTE: www.movimentosaude.com.br