Consórcio Intermunicipal de Saúde Amerios / 12ª R.S.

Acessibilidade

Programas de integração profissional do Cisa-Amerios são destaques na avaliação do COMSUS

O Programa de Integração e Formação Continuada e o Programa de Desenvolvimento Humano e Profissional do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios foram elogiados pela Comissão de Avaliação do Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde, durante reunião realizada na última quinta-feira (21), na sede da instituição, em Umuarama. Todos os serviços e procedimentos realizados pelo Cisa-Amerios foram avaliados positivamente.

Para a diretora da 12ª Regional de Saúde do Paraná, a enfermeira Viviane Herreira, que participou da avaliação, os programas desenvolvidos no Cisa-Amerios são exemplo para todo o Paraná. “A avaliação foi muito positiva. Os programas são exemplos para serviços de saúde de todo Paraná, pois promovem a capacitação profissional e o crescimento pessoal de colaboradores e prestadores de serviço”, disse.

O COMSUS é um programa da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) com o propósito de qualificar a atenção ambulatorial secundária. Regularmente, a cada três meses, os serviços, atendimento, equipe multiprofissional e procedimentos realizados nos consórcios de todo o Paraná são avaliados por uma comissão técnica.

“O objetivo é analisar a qualidade do atendimento ao paciente e dos serviços prestados. Isso nos ajuda a identificar e corrigir possíveis falhas e, também aperfeiçoar o processo de trabalho”, explica a enfermeira do Cisa-Amerios, Caroline Ferrai Fernandes.

Segundo ela, esse trabalho vem gerando bons resultados, especialmente no atendimento do idoso frágil. “Nossa meta é oferecer ao idoso cuidado oportuno e eficiente para um envelhecimento ativo e saudável”, destaca a enfermeira.

PROGRAMAS

O Cisa-Amerios implantou em meados de 2018, o Programa de Integração e Formação Continuada e o Programa de Desenvolvimento Humano e Pessoal, destaques na última avaliação do COMSUS.

No primeiro, o Consórcio reúne os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, técnicos e auxiliares) das Unidades de Saúde dos municípios consorciados, para cursos, palestras e workshops com os especialistas do Cisa-Amerios. O objetivo é alinhar os procedimentos para proporcionar mais resolutividade aos tratamentos.

“Nesse programa, os profissionais que fazem a atenção primária ao paciente recebem orientações de como e quando encaminhar o paciente ao tratamento especializado e também sobre a continuidade deste tratamento lá no município de origem. Isso promove a integração entre a atenção primária e secundária”, explica o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca.

Já o Programa de Desenvolvimento Humano e Profissional é voltado aos profissionais do Cisa-Amerios.  “O profissional de saúde lida no seu dia a dia com situações variadas, convivendo com a dor e o sofrimento dos pacientes. O objetivo deste programa é ajudar a construir um ambiente de trabalho saudável e harmonioso e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos funcionários e prestadores de serviço”, explica Manduca.

Palestras com temas ligados a humanização no atendimento à saúde, resolução de conflitos, trabalho em equipe são estratégias do Programa de Desenvolvimento Humano e Profissional. “Um dos principais focos deste trabalho é o respeito, tanto aos pacientes e acompanhantes, quanto aos colegas e colaboradores. Com isto estamos construindo um ambiente equilibrado e harmonioso. Melhorando as relações interpessoais, melhoramos todo o conjunto do atendimento nas nossas unidades”, destacou Manduca.


Galeria de Fotos